Este espaço se propõe a reunir material sobre loucura e todo o aparato que a envolve. Espaço para memória, videos, leituras, noticias e tudo o mais que nos cair em mãos em nossa tarefa diária de pensar sobre o tema.Também postaremos materiais que, ainda que não se relacionem diretamente com o tema, esclarecem o pensamento de autores importantes para se chegar lá. Doiduras, maluquices, vesânias de toda sorte serão bem vindas.

4 de mai. de 2011

Imagens do louco no tarô

No tarô o sentido dado à figura do louco  parece ser  de mudança, de desprendimento, de superação de limites, espontaneidade , impulsividade, inconsciência, alienação...











3 comentários:

Iris Fenner Bertani disse...

Por que tem sempre um animal mordendo? O que significa isso?

Paulo Peixoto disse...

O sentido que o animal pode ter eu não sei, mas penso que deve ter alguma coisa a ver com essa liberdade já desfrutada pela loucura. Quem sabe um sentido de conexão com a natureza, ou mesmo uma contranatureza... Supondo que estas imagens remontam à idade média o polimorfismo de sentidos deve estar presente. É a experiência trágica da loucura.

Thales Siqueira de Carvalho - Psicanalista disse...

Talvez possa indicar uma certa proximidade da liberdade e do agir isento de inscrição dos limites ou regras civilizatórias... o animal, ao meu ver, traz o sentido que aproxima a loucura do não inscrito na lei.